10 de janeiro de 2013

Os Reinos da Graça e da Glória

1.      A que trono somos exortados a chegar, para alcançar misericórdia?

Rª: “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Heb. 4:15

Nota: Seria inútil chegarmos a qualquer trono para pedir um favor, se esse trono não tivesse ocupado. O trono da graça, pois, pressupõe o Rei da graça. Se há um Rei, tem Ele de ter súbditos, e leis para governar esses súbditos. Portanto, nesse estado, e recebendo graça, ou favor, de Deus, a pessoa está no reino da graça.

 
2.      Para que outro reino as Escrituras chamam a atenção, e quando será estabelecido?

Rª: “Quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória.” Mat. 25:31.

Nota: O reino da glória será estabelecido por ocasião da segunda vinda de Cristo. Disse Jesus a Pilatos: “Meu reino não é deste mundo.” João 18:36.


3.      Como procurou Jesus corrigir a falsa ideia dos discípulos e dos judeus, de que Ele estabelecia naquele tempo o Seu reino de glória?

Rª: “Contou uma parábola; porquanto estavam parte de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.” Lucas 19:11.


4.      Nessa parábola, que ensinou Jesus?

Rª. “Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.” Luc. 19:12.


5.      Quem é esse nobre?

Rª: “NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:2,3.

Nota: este nobre é Cristo Jesus. Quando ascendeu para junto do Pai, assentou-Se sobre o trono do Pai, trono que, enquanto durar o tempo da graça, é o trono da graça. Logo receberá Ele o Seu reino da glória. Ele não voltou ainda, mas quando vier, será para levar os Seus súbditos para onde Ele está. O reino da glória será estabelecido por ocasião da segunda vinda de Cristo, mas não ainda na Terra. Aqui só virá no final do milénio. (ver Apoc. 20:6; 15: 2 e 3, e o estudo sobre “O Milénio”.)

Pergunta importante: Poderá alguém entrar no reino da glória sem antes ter vivido o reino da graça?


6.      Em que palavras Jesus tornou claro que o único reino que Deus agora tem na Terra é o reino da graça?

Rª: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Luc. 17:20, 21.

Pergunta aos judeus e messiânicos: Veio o Messias ou ainda esperamos outro?

Nota: Cristo só reina sobre súbditos voluntários. Seu reino agora é inteiramente espiritual. Só por ocasião da Sua segunda vinda estabelecerá Ele o Seu reino de glória.


7.      Por que meio são os homens salvos do pecado?

Rª: “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efés. 2:8 (ver Rom. 6:23).

Nota: segue-se, pois que unicamente pela graça, ou favor, de Deus podem ser salvos os pecadores. Não há outro meio. Abraão, Moisés David, assim como Pedro, Paulo e João, foram salvos pela graça. Todos eles, portanto, estavam no reino da graça, que deve ter existido logo que houve um pecador necessitado da graça.


8.      Quando Cristo enviou os Seus discípulos, que lhes disse que pregassem?

Rª: “Enviou-os a pregar o reino de Deus, e curar os enfermos.” Luc. 9:2.


9.      Desincumbindo-se da sua comissão, que pregavam eles?

Rª: “Saindo eles, percorriam todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” Luc. 9:6

Nota: O evangelho deles não era de coacção, mas de persuasão; não era evangelho da espada, mas do amor de Deus; não era evangelho político – tal como os judeus ainda esperam – mas, evangelho do Dom de Deus.

 

10.  Na parábola do trigo e do joio, que representa a boa semente?
Rª:  “O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno.” Mat. 13:38.

 
11.  Quem semeou o joio no reino?

Rª: “O inimigo, que o semeou, é o diabo.” Mat. 13:39.

Nota: Satanás primeiramente semeou o joio do pecado no Éden. Logo, o reino de Deus já existia naquele tempo. A Terra fazia parte do reino de Deus, destinava-se a estar sempre sob o Seu domínio.

Continua…

 

Os Reinos da Graça e da Glória -2

Não entre neste estudo sem ler a primeira parte, aí estudamos com base bíblica o reino da Graça e da Glória. Agora, vamos ver como porque foi estabelecido o reino da graça.

1.      A quem confiou Deus o Seu reino na Terra?

Rª: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gén. 1:26.


2.      Que fez o homem com esse legado?

“Por um homem entrou, e pelo pecado a morte”

“Pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores.” Rom. 5:12 e 19

Nota: O homem caiu, e o mundo tornou-se a habitação do pecado. Satanás continuará o seu domínio até que o pecado seja exterminado. Quem quer que deseje tornar-se súdito do reino de Deus, deve agora separar-se do reino que foi usurpado por Satanás. O pecador tem de prestar obediência às leis de Deus. Os que isto fazem participam de um ajuste feito por Deus, pelo qual se tornam Seus súbditos, renunciando ao serviço de Satanás. Passam então para o reino de Deus, Seu reino da graça, pois que são súbditos do favor ou graça de Deus.

 
3.      Que prometeu Deus a David, rei de Israel?

Rª: “A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração.” Salmo 89:4.


4.      Por quem foi perpetuado o trono de David?

Rª: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.” Isaías 9:6,7.


5.Quem é a semente de David, o herdeiro do seu trono?

Rª: “E tu, ó profano e ímpio príncipe de Israel, cujo dia virá no tempo da extrema iniquidade, assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa;…Ao revés, ao revés, ao revés porei aquela coroa, e ela não mais será, até que venha aquele a quem pertence de direito; a ele a darei.” Ezeq. 21:25-27.

Nota: Esse tríplice revés verificou-se na sucessiva subversões dos impérios de Babilónia, Pérsia e Grécia. Os judeus estiveram sob o domínio de cada uma dessas dinastias. O último revés pode ser em geral identificado com a sucessão romana nos territórios do império macedónico, mas a famosa liga entre romanos e judeus, feita em 161 antes de Cristo, trouxe os últimos mais particularmente sob o protectorado daquela potência férrea, e em 63 antes de Cristo, Pompeu anexou a Judeia como parte de uma província. Com o estabelecimento da igreja de Cristo, o trono de David, o reino de Israel, não devia mais existir até que viesse Aquele a quem pertence de direito.


6. Quando na Terra, Jesus não ocupou o trono. Porventura o ocupou ao ascender para o Céu, ou então ocupou o trono do Pai, com Ele?

Rª: “DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” Salmo 110:1.


7. Que faz Ele, à mão direita de Deus?

Rª: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és um Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.” Sal. 110:4 (ver. Heb. 10:12 e 13).

 
8. Quando estiver terminada a Sua obra sacerdotal, que receberá Cristo?

Rª: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.” Dan. 7:13 e 14.


9. Quando vier nas nuvens de glória, em que trono Se assentará Ele?

Rª: “Quando o Filho do homem vier em Sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então Se assentará no trono da Sua glória.” Mat. 25:31.

 
10. Que dirá Ele então aos remidos?

Rª: “Vinde, benditos de Meu Pai; possuí por herança o reino que vos está preparando desde a fundação do mundo.” Mat. 25:34.

Aceite o convite de Jesus, sim, é o convite mais importante, você é importante para Ele. Toque na Sua mão para tocar no Seu trono.

 

José Carlos Costa, pastor.

 

Sem comentários: