7 de agosto de 2012

Segunda Bem-aventurança do Apocalipse – Ap. 14:13

Apocalipse 14:13. “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem de suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.

Nem sempre conseguimos ter a dimensão (altura, largura e profundidade) do que a Bíblia diz. Todos queremos viver e o homem de forma geral entrega tudo pela vida. Mas a Bíblia afirma que são bem-aventurados, felizes os que morrem no Senhor. Atrás de cada palavra de Deus existe alguma bênção.

Vejamos por exemplo quando Jesus disse à mulher, viúva de Naim: Mulher, não chores. O que acham que pode fazer uma viúva que acaba de perder o único filho a não ser chorar? No entanto Jesus disse: não chores. Sabem porquê? Por que Jesus em seguida iria ressuscitar o seu filho, e assim foi.

Mais do que compreender o que Deus diz, nós precisamos aceitar, acreditar, confiar.

A vida surgiu assim:
Génesis 2:7. Pó mais fôlego de vida é igual alma vivente.

A morte é o inverso da vida:
Eclesiastes 12:7. Pó volta para terra como era e o espírito, ou fôlego de vida volta para Deus, que o deu.
Para Deus a morte é uma preciosidade.
Salmo 116:15. Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos.

Jesus é a ressurreição.
João 11:25-26. Eu sou a ressurreição e a vida, disse Jesus, e quem crê em mim ainda que morra, viverá.

Transformação e vitória sobre a morte.
I Coríntios 15:51-55. Ao ressoar da última trombeta os mortos ressuscitarão incorruptíveis e os vivos serão transformados e então a morte será tragada pela vitória.

Por ocasião da segunda vinda de Cristo será a ressurreição.
I Tessalonicenses 4:13-16. Jesus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois os vivos serão arrebatados para que juntos encontrem o Senhor Jesus nos ares para estarem pra sempre com o Senhor.
Confirme sua Reserva
Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. II S. Ped. 1:10.
Tempos atrás, um amigo meu entrou distraidamente no avião errado. Só descobriu o engano depois de ter-se ajeitado confortavelmente no assento, quando o avião estava pronto para a decolagem! Por sorte, teve tempo de sair e embarcar no avião em que devia estar.Em 1984, Michael Lewis, estudante na Califórnia, não teve tanta sorte. Depois de uma visita de três meses à Alemanha, ele estava retornando para sua casa em Oakland, via Los Angeles. Em Los Angeles, quando um funcionário da viação aérea da Nova Zelândia anunciou o embarque para Aukland, Lewis entendeu Oakland e entrou no avião. Depois de já estar voando, Lewis descobriu o equívoco, mas era tarde para o avião retornar. Quando voltou para os Estados Unidos (nada menos que por cortesia da viação aérea da Nova Zelândia!), ele explicou que o problema era que os neo-zelandeses "falavam diferente"...Nós sorrimos por causa do erro de Lewis. Cometer esse engano é embaraçoso, mas errar no que diz respeito ao nosso destino eterno não é nada engraçado. A Bíblia fala de pessoas que, no dia do juízo, pensarão a estar "a bordo" rumo ao Céu, só para descobrir que estão a chegar ao lugar errado. Lemos acerca disso em S. Mat. 25:31-46. Essas pessoas protestarão: "Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demónios, e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então [Cristo lhes dirá] explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade." S. Mat. 7:22 e 23.Você e eu podemos evitar esse engano trágico, ao confirmar agora mesmo a nossa vocação e eleição. Isso quer dizer verificar o destino e conferir nossa reserva toda vez que o Espírito de Deus nos falar ao coração. É o Espírito Santo que nos convence quando estamos no caminho errado e, apontando o certo, diz: "Este é o caminho, andai por ele." Isa. 30:21. Se sente o apelo do Espírito Santo ao seu coração agora mesmo, por que não verificar o destino e confirmar a sua reserva?

1. Os que morrem no Senhor. A expressão no Senhor faz toda a diferença. No Senhor, em Deus, em Jesus, no Espírito Santo. Expressões que indicam ligação permanente. Impossibilidade de vida em separado. Dependência completa. Gálatas 2:20. Cristo vive em mim. I João 4:9. Deus enviou Seu filho ao mundo para que por meio d´Ele vivamos. Romanos 14:8. Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. João 11:26. Todo que vive e crê em mim nunca morrerá eternamente.
2. Descansam das suas fadigas. Os mortos não sabem coisa alguma. Querendo ou não, chega o momento quando ficamos saturados, cheios, cansados deste mundo. Ou pela enfermidade, ou velhice ou talvez ainda de tanto ver triunfar o mal. Para quem está em Jesus a morte é um descanso feliz.

3. As suas obras os acompanham. As obras dos santos, justos e bons os acompanham muito tempo depois que os próprios atores se finaram. É como a luz do sol poente, que lança os seus raios sobre os píncaros das montanhas, depois de se pôr. Não é possível apagar a história de uma vida. Aquilo que é vivido por nós, fica escrito, fica registado. Na mente de alguns, na vida de outros, nas gerações futuras, mas sobre tudo nos livros de Deus.

Embora fujamos da morte, e isto é natural, não fomos feitos para morrer, Deus permitiu que a morte tivesse lugar para que o ser humano não vivesse para sempre em pecado. Já pensaram se tivéssemos que viver eternamente neste sistema de pecado, desgraça, tristeza e dor.

Embora não compreendamos plenamente devemos agradecer a Deus porque na Sua infinita bondade Deus permitiu que a morte tivesse lugar.

Iª Tessalonicenses 5:18 diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus”.

Conclusão:
1. Os mortos que são bem-aventurados, são os que morrem no Senhor. Eu diria que a chave do texto é esta: “morrem no Senhor”. Não são todos os mortos que são bem-aventurados, mas os que morrem no Senhor. Esta é a chave.
2. A força que move esta chave é: só podem morrer no Senhor, os que vivem no Senhor. Assim, quer vivamos ou morramos somos do Senhor.
3. Finalmente, para quem vive no Senhor, a morte é uma bem-aventurança, porque acaba sendo nada mais nada menos que um breve descanso.
4. Outra coisa importante a considerar é que quando um filho de Deus, ou uma filha de Deus, está para terminar os seus dias de vida na terra, o Senhor vem aqui para receber este filho, esta filha.
5. Para os que estão em Cristo, morrer é simplesmente dormir nos baços do Pai eterno, para em breve acordar no dia da ressurreição dos justos.
6. Louvado seja Deus

Sem comentários: