14 de agosto de 2012

A 1ª Bem-aventurança do Apocalipse

O contraste do seguidor que não lê,
não houve e guarda.
Estes são os que entregam os
seus irmãos, acusam e vendem.
“ Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3

A ligação entre o Apocalipse e Daniel é o evento da esperança:” Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.” (Daniel 12:12-13) a esperança “no fim dos dias”.

Significa revelar, tirar o véu, descobrir, tornar visível.
É importante e significativo que a bem-aventurança que introduz o Apocalipse, como a bem-aventurança com que Daniel conclui o seu livro, transporta o mesmo suspiro, a mesma respiração de esperança na espera da vinda de Deus. João não se contenta de qualificar a esperança de “feliz”. Ele descreve a sua natureza e conteúdo com os verbos: “ler”, “ouvir” e “guardar”.

Revelação dos mistérios do futuro culminando com o triunfo final de Jesus Cristo.

Está dividido em quatro partes principais, ou quatro linhas proféticas: 1) As sete igrejas, capítulos 1-3; 2) Os sete selos, capítulos 4-8:1; 3) As sete trombetas, capítulos 8:2-11:19; e 4) Os eventos finais da grande controvérsia, capítulos 12-22.

Ele é nada mais nada menos que a revelação de Deus para o Seu povo. Trata de muitos assuntos de forma figurada, porém o mais significativo de tudo e que o livro trata dos acontecimentos finais, especialmente aqueles relacionados com os últimos dias da história deste Planeta.

Foi escrito no final do primeiro século da nossa era, por João, o discípulo amado, que
também escreveu o evangelho segundo João e mais as três cartas que levam o seu nome.

Há duas maneiras de analisar o Apocalipse: uma delas é buscando desvendar os seus mistérios como sendo algo terrível e amedrontador. A outra é descobrindo as maravilhas que Jesus nos revela nas suas páginas.

Hoje, trataremos a primeira bem-aventurança, tendo em conta que começamos da 7º em retrocesso até chegar à 1ª bem-aventurança do Apocalipse.

As bem-aventuranças representam uma mensagem de confirmação para os filhos e filhas de Deus.

Bem-aventurado significa feliz. Mas não apenas a felicidade do ponto de vista deste mundo, mas sobre tudo a felicidade do ponto de vista de Deus. Esta felicidade está relacionada com a eternidade e não apenas com coisas efémeras, passageiras.

Descobrimos que em cada bem-aventurança Deus tem promessas especiais para nós.

Apocalipse 1:3. “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Vejamos alguns detalhes desta primeira bem-aventurança:

1. Tratar da importância de ler a Palavra da Profecia bíblica. A primeira ideia aqui, é para os leitores que liam nas sinagogas. Mas, não somente para eles, porque eram pessoas especiais, escolhidas a dedo. A bênção é também para todo e qualquer leitor que se aproxima da Palavra de Deus, que é vida, é luz, é poder. Em qualquer tempo, em qualquer parte do planeta, sob qualquer circunstância, aquele que se aproxima da Palavra de Deus, entra em contacto com a mente do Infinito. A Palavra de Deus nunca volta vazia, segundo Isaías 55:10-11. A beleza aqui está no facto de que não depende da pessoa que entra em contacto com a Palavra e sim daquele que pronunciou a Palavra. Assim, certos que Deus nunca falha, a Sua Palavra se cumpre na vida e experiência de todo aquele que a procurar.

2. Igualmente importante é ouvir. Deus tem um livro memorial diante de Si onde escreve os nomes daqueles que tratam das coisas espirituais. Malaquias 3:16. É verdade que vivemos num momento quando é muito difícil dedicar tempo para as coisas espirituais.

É dentro deste contexto que Deus tem uma bênção especial para aqueles que se demoram nas coisas da eternidade. Ouvir aqui, significa dar atenção.
Noutras palavras, dar prioridade. Até porque muitos hoje falam de Deus, mas com tristeza temos que admitir que uma grande maioria não se preocupa com Deus.

Lamentavelmente, em muitos casos, a religião tornou-se uma formalidade. Como disse o próprio Deus: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Mateus 15:8.

3. Da mesma maneira, importante é guardar no coração, isto é: viver em conformidade com. A forma grega do verbo usado, implica no hábito de guardar, observar ou ainda adoptar como norma de vida.

O que o Senhor Jesus deseja ensinar é que a religiosidade atua no interior. É no coração. O coração, embora enganoso, dita até as palavras que pronunciamos. Vejamos esta frase dita por Jesus: “O homem bom do bom tesou
ro do coração tira o bem, o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”. Lucas 6:45.

1. O tempo está próximo. O fim de todas as coisas, a volta de Jesus. A nossa esperança grandiosa está centrada na volta de Jesus.

Será o momento mais brilhante e inesquecível da história. Será o final do sofrimento, da dor, da tristeza, da separação e da morte. Nunca mais sofrimento, louvado seja Deus!

O chamado aqui é para que estejamos atentos, pois o tempo está próximo. O inimigo criou uma penumbra, uma nuvem escura sobre a cabeça da humanidade, para nos distrair das coisas importantes que nos cercam.

Existe no nosso mundo hoje uma corrida pela vida, que na verdade é mais uma corrida para a morte do que pela vida.

As coisas realmente mais importantes, perderam totalmente o seu valor. Vou citar apenas um exemplo: a família. Está totalmente falida por culpa de uma troca de valores que foi realizada. Esta conclusão: o tempo está próximo é como que uma placa sinalizadora a dizer que o que esperamos está a chegar.

Porque é importante ler, ouvir e guardar no coração?

1. Primeiro de tudo temos que entender que o tempo é chegado. Não poderemos mais viver muito tempo neste mundo. Olhemos por favor para os acontecimentos que estão à nossa volta. Nos campos da Política, Social, Moral, Espiritual, Etc. A própria natureza não suporta mais. Vemos hoje acontecimentos de tirar o fôlego. Parece até que os anjos estão a soltar os quatro ventos.

2. Outra razão importante é que existe segurança para os que estão fundamentados na Palavra do Senhor. Significa luz especial. Mesmo porque a palavra profética é como uma candeia que brilha em lugar escuro. Até clarear o dia e a estrela da alva nascer no coração. II Pedro 1:19.

3. É impossível viver à altura das expectativas divinas para nós, a menos que estejamos fundamentados na Palavra.


Quando o Senhor disse que deveríamos estar apercebidos a respeito do tempo, Ele certamente estava a falar sobre um conhecimento que só é possível para quem está em contacto com a Palavra de Deus.

4. O desejo de Deus é que sejamos abençoados com o privilégio de nos familiarizarmos com o Cristo do Apocalipse, que é o Alfa e Ómega da criação e viver a vida aqui com Ele em amor, enquanto O esperam nas nuvens do Céu.

Sem comentários: