7 de abril de 2012

VITORIOSOS EM CRISTO


Introdução: Temos a impressão que ainda agora começámos este Seminário sobre o Apocalipse, e já chegámos ao último tema.

O Apocalipse deixou de ser um livro enigmático, para se tornar um livro aberto à esperança e à certeza que Deus nos ama e que tem um plano maravilhoso para cada um de nós.

O assunto de hoje, trata da justificação pela fé, ou justificação por Jesus. Quando uma pessoa vive a experiência da justificação, transporta uma prece: “Ora vem, Senhor Jesus.” É meu sincero desejo que esta oração seja fervorosa no seu coração!

1- Como obter a justiça de Cristo?
Romanos 3:22.

2- Poderão as obras contribuir para a minha salvação?
Efésios 2:8-9.

3- Então o que realiza em mim a justificação em Cristo?
Romanos 3:24-25.

Nota explicativa: A salvação consiste em três partes: 1) a justificação, 2) a santificação e 3) a glorificação. A justificação limpa todos os pecados, o pecador é justificado pelos méritos de Cristo e visto por Deus como se nunca houvera pecado.

4- Que devo fazer para receber a justificação, ou o perdão dos meus pecados passados?
I São João 1:9.

Nota explicativa: Quando confesso os meus pecados, Deus perdoa todas as minhas transgressões passadas e me justifica de toda a iniquidade. Este milagre é instantâneo. Deus acolhe-me imediatamente no meio dos justos. A justificação liberta-me naquele preciso instante de todas as consequências dos meus pecados praticados.

5- Que outro nome é dado à justificação?
São João 3:3.

Nota explicativa: É chamado “novo nascimento”. Assim chamado, porque, depois da justificação, não tenho passado, como uma criança que nasce, inicia a experiência da vida. Do mesmo modo o cristão nasce para uma nova vida com e para Cristo.

6- O que é a santificação?
I Tessalonicenses 4:3-12.

Nota explicativa: Esta passagem sugere que a santificação é viver honestamente ou na santidade. A conduta cristã é muito importante para Deus.

7- Quanto tempo é preciso para que uma pessoa seja plenamente santificada?
Efésios 4:13.

Nota explicativa: Na verdade, é obra de toda a vida. Continuaremos a crescer em maturidade até que nos tornemos como Cristo. O crescimento é outra designação que a Bíblia dá para a santificação. Nascer, é um milagre maravilhoso, mas não chega. É preciso crescer. A justificação é o nascimento; a santificação é o crescimento.

Os pais sofrem, quando uma criança não cresce. É também uma tragédia espiritual quando uma pessoa nasce de novo (justificação) mas não se desenvolve (santificação).

8- Como se concretiza a santificação?
São João 17:17.

Nota explicativa: A santificação acontece quando obedecemos à Palavra de Deus. São Pedro disse que o que se torna “santo” e “justo” pela obediência à verdade (I São Pedro 1:14-16,22). Esta santidade não é mais nem menos que a santificação. O pecado é a transgressão da Lei de Deus (I São João 3:4).

9- Devo obedecer à Palavra de Deus, ou Cristo já o fez por mim?
Romanos 8:2-3.

Nota explicativa: A obediência é uma obra que se consuma por Cristo em nós e isto pelo Espírito Santo (São João 14:16-18,26). Pela justificação, sou considerado como justo. A santificação torna-me justo. Ambas, são milagres que Jesus realiza em nós.

10- Em concreto, o que é que Deus realiza em nós pela santificação?
Romanos 8:29.

Nota explicativa: No princípio, fomos criados à imagem de Deus (Génesis 1:26-27). O plano de Deus é de nos ir dando a Sua justiça, até que a imagem original seja total e completamente restaurada em nós.

Em Actos 3:20-21, apresenta-se claro que tudo o que Adão e Eva perderam será recuperado pelos eleitos, inclusive o seu caracter santo. A santificação é a restauração do caracter. Louvado seja Deus por tão maravilhoso plano. É meu desejo ter uma personalidade e um caracter semelhante ao de Jesus. E você?

11- A Bíblia ensina que a salvação é um acto que abrange três etapas, quais?
II Coríntios 1:10.

Nota explicativa: Estas três etapas, são o passado, o presente e o futuro, ou seja;
1) Deus nos salvou da condenação do pecado – justificação.
2) Deus nos salva do poder do pecado – santificação.
3) Deus nos salvará da presença do pecado – glorificação.

12- Só Jesus é o fundamento da nossa salvação?
Hebreus 4:12.

Nota explicativa:
A salvação só se obtém por Jesus Cristo, e unicamente por Ele.

13- Qual é a nossa participação na nossa salvação pessoal?
II Coríntios 8:12.

Nota explicativa: A nossa participação, é em seguir a Jesus Cristo de forma voluntária. Devemos coroá-Lo Rei da nossa própria vida e permitir que Ele a dirija. Ele pode fazer grandes milagres, mas nós (individualmente) devemos permitir que Ele os faça.

14- Que conclusões retiramos das palavras do profeta Isaías?
Isaías 53:6.

Nota explicativa:
O pecado consiste em primeiro lugar, em querermos governar a nossa vida e seguir a nossa própria vontade. Isaías diz que este é o pecado que matou Jesus.

15- Até que ponto nos é difícil deixar Jesus dirigir a nossa própria vida?
Mateus 5:30.

Nota explicativa: Permitir que Jesus tome a nossa vida e a conduza segundo a Sua vontade, é tão difícil, por vezes, como cortar uma das nossas mãos.

16- Será possível perder a salvação depois de a ter recebido?
São João 15:2.

Nota explicativa: Se não permitirmos que Jesus nos comunique a santificação, (produzir frutos Gálatas 5:23) poderemos perder a salvação. Produzir frutos consequentes da salvação é essencial para a manter ou assegurar.

17- Pode neste caso, o nosso nome ser retirado do livro da vida?
Apocalipse 22:19.

Nota explicativa: Os nomes de todos os fiéis filhos de Deus estão no Livro da Vida (Apocalipse 13:8). Unicamente, os que têm o nome neste livro poderão entrar no Reino de Deus (Apocalipse 21:27). A Bíblia ensina que um cristão que se desvia de Deus pode com isso apagar o seu nome do Livro da Vida, ou seja perder-se, mesmo que tenha permanecido por algum tempo entre os eleitos.

18- Quando aceitamos Jesus, podemos ficar confiantes da nossa salvação?
Filipenses 1:6.

Nota explicativa: A conversão é o resultado de um grande milagre, Jesus promete uma vitória constante através de um milagre permanente. Podemos ficar plenamente confiantes da Sua obra em nós. Louvado seja Deus!

19- Qual é a maior promessa de Jesus a cada um de nós?
Mateus 11:28-30.

Nota explicativa: Jesus promete a paz e a confiança face ao stress, às lágrimas, aos fardos e aos sentimentos de culpabilidade que a vida causa.

Apelo: Estenda a mão e aceite A PALAVRA VIVA, viver melhor enquanto espera que todo o mal seja purificado, e a certeza que com Jesus caminha para uma Pátria melhor. Quer por favor enviar-nos uma oração de paz e de certeza na salvação em Jesus? As bênçãos de Deus!

Sem comentários: