28 de novembro de 2011

VISÕES E PROFETAS MODERNOS

No Apocalipse é-nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia ( Apocalipse 19:10 ). Também há referências a falsos profetas que fariam grandes sinais ( Apocalipse 16:13, 14 ). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falso profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje, o qual está repleto de importantíssimas revelações.


O MÉTODO ESCOLHIDO POR DEUS PARA COMUNICAR-SE COM O SER HUMANO
O livro de Apocalipse é um bom exemplo acerca da decisão de Deus de utilizar profetas para transmitir Suas mensagens aos seres humanos (veja Apocalipse 1:1, 4 ). Esse método divino não é novo, pois foi a forma que Deus usou para dar-nos toda a revelação bíblica (veja o primeiro estudo deste seminário). Por meio de profetas, Deus quer revelar-nos o futuro ( Amós 3:7 ). Eles o podem fazer quando se deixam guiar pelo Espírito Santo ( II São Pedro 1:21 ).

Nem todos os profetas escreveram partes da Bíblia. Pelo menos doze profetas verdadeiros, que não são autores da Bíblia, são nela mencionados. Um dos mais notáveis é São João Batista, a respeito de quem Jesus disse que não houve profeta maior que ele ( São Mateus 11:11 ).

Outro fato interessante é notar que Deus não faz discriminação de sexo quanto ao dom de profecia. Na Santa Bíblia se mencionam várias mulheres que exerceram a função profética. Por exemplo: Ana ( São Lucas 2:36-38 ), Mina ( Êxodo 15:20 ), Débora ( Juízes 4:4 ), Hulda ( II Reis 22:14 ) e as quatro filhas de Filipe ( Atos 21:8, 9 ).

1. De acordo com os planos de Deus para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim? Joel 2:28-32; Atos 2:17-21.

"Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá, nos , que derramarei do Meu Espírito sobre toda a carne; vossos e vossas ."


OS DONS ESPIRITUAIS

2. A Bíblia diz que quando nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus "concedeu dons aos homens" ( Efésios 4:8 ). Quais são alguns destes dons que Ele concedeu a Sua Igreja? Efésios 4:1, 11.

"... apóstolos, outros para , outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres."

Nota: Deus concede os dons do Espírito a fim de aperfeiçoar os santos, ou seja, a Igreja, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus ( Efésios 4:12, 13 ). Especialmente a respeito do dom de profecia, São Paulo diz que sua finalidade é edificar os crentes ( I Coríntios 14:22 ). Jesus disse que a razão pela qual nos dá as profecias é para que creiamos ( São João 13:19; 14:29 ).

3. Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas que Deus revela por meio de Seus profetas, o que o Apocalipse diz que Deus fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas profecias? Apocalipse 22:19.

"... Deus da ."

4. Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina? Apocalipse 22:7.

" aquele que guarda as palavras da deste livro."

Nota: De acordo com o ensino do Novo Testamento, não faltaria à Igreja nenhum dos dons espirituais que Cristo concede ( I Coríntios 1:6, 7 ). Em diversas partes a Santa Bíblia assinala o remanescente fiel como a Igreja verdadeira.

5. O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de profecia? Apocalipse 12:17; 19:10.

"... guardam os e sustentam o ."

"... O testemunho de Jesus é

Nota: O dragão é Satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (a igreja) e o remanescente fiel, simbolizado pelos "restantes de sua descendência", ou seja, os fiéis do tempo do fim que guardam os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia.


PROFETAS VERDADEIROS E FALSOS

6. Conforme o ensino de Jesus Cristo, que grave perigo surgiria no tempo do fim? São Mateus 24:24.

"... Surgirão falsos cristos e ."

Nota: A Bíblia previne contra os falsos profetas ( I São João 4:1; São Mateus 7:15 ). Ao ler II Pedro 2:1, 2 , vemos que esses falsos profetas introduziria ocultamente heresias destruidoras e exerceriam uma influência corruptora na Igreja. No contexto de Deuteronômio 18:9-12 e Apocalipse 22:15 , estão incluídos na lista dos falsos profetas os adivinhos (que lêem a sorte), os astrólogos, encantadores, magos, os que consultam os mortos, os feiticeiros e exorcistas. Deus declara que são uma abominação os que praticam estas coisas.

7. Como podemos saber se o que um profeta diz é verdade ou não? Isaias 8:19, 20.

Deve estar de acordo com a e o .

Nota: Os milagres em si mesmos não são prova de que o profeta seja inspirado por Deus. Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito, nos dias de Moisés, também fizeram milagres ( Exo. 7:10-12,19-22 ). Satanás também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça como um piedoso anjo de luz ( I Coríntios 11:13-15 ). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia com a Bíblia, ele é um impostor.

As Sagradas Escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem ( Jeremias 28:9 ), ele não induz o povo à apostasia ( Deuteronômio 13:1-3 ), declara o que Deus o inspira a dizer e não fala de si mesmo ( Jeremias 14:14 ), fala guiado pelo Espírito Santo ( II Pedro 1:21 ), reconhece a encarnação de Jesus ( I São João 4:1-3 ).

8. De que três formas Deus Se revela aos profetas? Números 12:6-8.

Nota: Deus não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, xícara de café, astrologia, ou por meio de mortos. A Santa Bíblia descreve alguns aspectos físicos dos profetas enquanto estavam em visão. Por exemplo: perda de força física ( Daniel 10:8 ), recebendo depois forças físicas sobrenaturais ( Daniel 10:18, 19 ). Daniel ficou sem fôlego em suas narinas ( Daniel 10:17 ), sem falar ( Daniel 10:16 ) e inconsciente com respeito ao ambiente que o rodeava ( Daniel 10:5-8 ). Tinham os olhos abertos durante a visão ( Números 24:4 ).

O DOM PROFÉTICO NA EXPERIÊNCIA CRISTÃ DE UMA PESSOA
9. Que três conselhos dá o apóstolo São Paulo aos crentes? 1 Tessalonicenses 5:20, 21.

a. "Não profecias."

b. "Julgai ."

c. "Retende ."

10. Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas? Apocalipse 22:7, II Crónicas 20:20. Apocalipse 22:7 diz que esta pessoa será
Em II Crónicas 20:20


A MINHA DECISÃO - Sendo que Deus nos fala pelos profetas verdadeiros, cuja palavra

Sem comentários: