1 de novembro de 2010

A CONSUMAÇÃO DO MISTÉRIO DE DEUS

Amigos, neste tema vamos falar de “mistério de Deus”. Podem ler muitas passagens bíblicas que falam de mistério (ex: Dan. 2:18,27-30; 2:47; 4:9; Mat. 13:11; Rom. 11:25; 16:25), estes são alguns exemplos, muitas outras passagens falam deste mistério de Deus. Então o que significa a palavra mistério?
Quer dizer, as coisas que estão ocultas para os que não têm interesse em conhecer a verdade. Não são mistérios no sentido que não possam ser entendidas ou que deliberadamente estejam ao alcance de alguns e não de outros. A única razão de não serem compreendidas para alguns; elas discernem-se espiritualmente.
1. Lembra-se o que acontece na descrição da sexta trombeta?
Rª: “E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo.” Ap. 10:1.
Nota: Esta visão centra-se sobre um “anjo forte”, ou seja, além dos anjos que já tinham aparecido a João antes. Surge agora um distinto dos que retêm os quatro ventos (7:1), dos que tocam as sete trombetas (8:2), do anjo diante do altar (8:3) e dos anjos que estão junto ao rio Eufrates (9:14). Este anjo pode ser identificado com um Ser celeste só encontrado em Apocalipse 1:13, identificado como “semelhante ao filho do homem”.
2. Que tinha Ele na mão?
Rª: “e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra.” Ap. 10:2
Nota:Um livrinho aberto”. Em Daniel 12:4, encontramos uma ordem “encerra o livro, até ao fim...” Este livro que devia ser “selado” , ou fechado, até ao tempo do fim, é sem dúvida aqui mencionado.
3. Que solene anúncio fez esse anjo?
Rª: O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu, e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora.” Ap. 10:5,6.
Nota: “não haveria mais demora”, jrónos oukéti estai,o tempo não será mais”. Esta misteriosa declaração tem sido interpretada de diversas maneiras. Muitos expositores entendem que assinala o fim do tempo e o começo da eternidade. Outros tomam a palavra “tempo” no sentido do tempo que transcorre imediatamente antes dos acontecimentos finais da história, e traduzem: “não haverá mais demora”.
Os adventistas do sétimo dia, entendem que estas palavras se relacionam com Daniel 7:14, ou seja; o tempo profético dos 2.300 dias. A mensagem pregada por Guilherme Miller sobre o período de 1840-1844. Depois desta profecia não haveria outra mensagem fundamentada num tempo definido, exacta. Não há nenhum outro período profético que se estenda além do ano 1844.
4. Nos dias da vos do sétimo anjo, que disse o anjo deveria ser cumprido?
Rª: “Mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.” Ap. 10:7.
Nota: O segredo ou mistério de Deus é o Evangelho (Efésios 3:1-6; Gálatas 1:11,12). O Evangelho, então, deverá ter soado por todo o mundo ao soar a sétima trombeta. Com o final da sétima trombeta termina o tempo da graça e dá-se início ao tempo de angústia ou das 7 pragas. O mistério de Deus, que Ele revela aos Seus filhos, é o Seu propósito que Ele tem para eles: o plano da Salvação (cf. 1ª Tim. 3:16; T.S, vol.2)
5. Que foi dito a João que fizesse com o livrinho?
Rª: “A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ter com o anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Disse-me ele: Toma-o, e come-o; ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.” Ap. 10:8,9.
Nota: A experiência pela qual passou João nesta visão pode considerar-se, em sentido específico, como um símbolo da experiência vivida pelos crentes adventistas nos anos 1840-1844. Quando esses crentes ouviram pela primeira vez sobre a iminência da vinda de Jesus, foi para eles “doce como o mel”; Cristo não veio segundo as suas expectativas, a sua experiência foi muito amarga.
6. Que diz o Apóstolo da sua experiência?
Rª: “Tomei o livrinho da mão do anjo, e o comi; e na minha boca era doce como mel; mas depois que o comi, o meu ventre ficou amargo.” Ap. 10:10
Nota: de modo explícito é aqui predita a experiência dos que proclamaram a mensagem do advento e da hora do juízo de 1843-1844. Jubilosos na esperança de que Cristo viesse então, como os primeiros discípulos em relação ao Seu primeiro advento, (Luc. 24:21; Atos 1:6,7), foram amargamente desapontados, e acharam que havia ainda uma obra a ser por eles feita, como aconteceu com os primitivos discípulos depois da crucifixão, ressurreição e ascensão de Cristo.
7. Que palavras finais do anjo a João mostram que tanto o tempo literal como o da prova deveria continuar por algum tempo ainda, e que Deus tinha ainda outra mensagem para o mundo?
Rª: “Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.” Ap. 10:11.
Nota: a mensagem de Apocalipse 10:11 é a mesma de Apoc. 14:6,7; e a mensagem posterior de Apoc. 14:8-12 vem em resposta à ordem: “Importa que profetizes outra vez,” de Apoc. 10:11. Todas elas, porém, são mensagens dos últimos dias, e indicam que o fim de todas as coisas está próximo. Porém, à semelhança de João, as palavras consoladoras de Cristo dirigidas ao profeta, são agora, dirigidas aos Seus representantes, os crentes adventistas depois da grande desilusão: a obrigação de proclamar uma mensagem adicional, ampla, que atinja todo o mundo ou seja “a muitos povos”, “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” Mateus 24:14.
“Em todos os séculos foi reclamado dos seguidores de Cristo vigilância e fidelidade; mas agora que nos achamos no limiar do mundo eterno, possuindo as verdades que temos, de posse de tão grande luz, de uma obra tão importante, cumpre-nos dobrar de diligência. Cada um deve fazer o máximo de suas aptidões. Meu irmão, pondes em risco a vossa própria salvação se ficais agora para trás. Deus vos chamará a contas se falhardes na obra que vos designou. Tendes conhecimento da verdade? Dai-a aos outros.” Testemunhos Selectos, vol. 2, ps. 161,162

Sem comentários: