1 de março de 2010

O TERCEIRO MILÉNIO E O LIVRO DE DANIEL

Estudámos o livro do Apocalipse, não o fizemos de forma exaustiva, foi uma abordagem simples, creio que apesar disso que retiramos ensinamentos e inspiração para a nossa vida.
Os próximos estudos serão sobre o livro de Daniel. Creio que será um percurso espiritual de grande riqueza. É um livro que ultrapassa todos os particularismos. Porque o que une os homens para além de todas as diferenças religiosas, psicológicas, culturais e politicas, é antes de tudo a perspectiva de um destino comum que Daniel chama “o tempo do fim”, “Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. Mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim.” (Daniel 8:17).
Houve um tempo em que estas palavras provocavam o riso. Hoje fazem tremer ou reflectir. Porque os dados são demasiado claros para nos deixar indiferentes ou na ignorância. Esta primeira década do 3º milénio tem trazido muitos avisos; desde as Torres Gémeas, o Iraque, Afeganistão, toda a África, América Central e Sul. O norte, o sul, o este e o oeste, mantém-se graças a Deus que tem os Seus anjos a segurar os “ventos”. É no domínio económico e político, é o desequilíbrio ecológico, são as ameaças nucleares, começamos a compreender que o fim não é uma simples ideia proclamada por um profeta utópico. O fim tornou-se tão provável que os chamados ateus, são os primeiros a fazerem previsões de quanto mais pode durar a terra.
O tempo do fim, faz parte do vocabulário dos ecologistas, dos políticos, dos filósofos e dos economistas. De homens tão diferentes como o são j. Ellul, P. Chauny, S. Pisar, A. Faure-Oppenheimer, M. West, N. Sihanouk, entre milhares de outros que são ouvidos por milhões dos mais exigentes cérebros.
É bom estudar o profeta Daniel, considerado pelos Judeus, o profeta mais sábio, e a quem Deus concedeu uma visão actual e universal. É deste modo que deixo aos meus amigos que seguem este blog as seguintes questões de reflexão:
1. Qual é a estrutura do livro de Daniel e quais são as lições?
2. Que línguas se encontram neste livro?
3. Conhece algum artista, poeta, músico ou filósofo que se tenha inspirado no livro de Daniel?
4. Em que medida é o livro de Daniel universal?
Deixo estas questões e vou-me embora, fiquem com Deus!

Sem comentários: