17 de fevereiro de 2010

CARTAS ABERTAS ÀS IGREJAS: O FILHO DO HOMEM

1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João;
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. (Apoc. 1)
A descrição do personagem confirma de facto esta identidade com dupla natureza. Jesus apresenta-se como “filho do homem” natural; é o Jesus dos Evangelhos (Mat. 8:20; 10:23; 17:9; Luc. 7:34; João 6.53, etc), incarnado e presente entre os homens e mulheres do tempo de João. Mas é também o “Filho do homem” glorioso de Daniel, com cabelos cor de lã (Dan. 7:9) e com olhos de fogo (Dan. 10:69, é Aquele que está implicado no julgamento do fim, e que vem sobre as nuvens do céu no final do tempo para inaugurar o Reino de Deus (Dan. 7:13).
É pois, ao mesmo tempo o Deus que está perto, pessoal e presente, o Jesus familiar, e o grande Deus que está longe, glorioso e futuro que fala a João. O Deus que faz tremer o profeta que se prostra. “como morto” quando O vê, mas também o Deus que conforta e que toca com a “sua mão direita, em dizendo: “Não temas; eu sou o primeiro e o último.” (Apoc. 1:17).
É esta tensão entre o futuro do Deus que vem e a proximidade do Deus presente, hoje, que se articula na esperança. Sem esta tensão, não saberíamos esperar. Sem esta segurança de alguém que está perto, mas que está para além do presente em que se morre, não teríamos razões para esperar. Sem a experiencia quotidiana e a ralação com Deus, não poderíamos desejar esperar. Estas duas categorias em conjunto são necessárias para temperar a esperança.
Se quer ficar apaixonado/a pelo Apocalipse não deixe de acompanhar estas nossas reflexões e juntos caminharemos com e para Jesus.
Fale a outros, convide os seus amigos a virem connosco. É, eu sei que escrevo no português de Portugal, mas creia que o Espírito Santo fará com que entenda e me dará também um “jeito” para escrever um português suave como o que se fala e escreve no Brasil, Angola, Moçambique e todas as terras onde se fala a língua de Camões.
Jesus o/a abençoe. Amem.

Sem comentários: