22 de junho de 2009

O TEMPO

“O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem! O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.” Esta é uma das lengalengas mais conhecidas e nós temos e continuaremos a falar do “tempo profético” as profecias dos últimos tempos.
Podíamos falar do chamado tempo meteorológico e congratular-nos com a Primavera ou o Verão que com os seus raios de sol afagam e restauram o nosso corpo e mente e nos fortalecem para o tempo de Outono e Inverno. Portugal, é um país com imensas praias e muitas delas hasteiam a Bandeira Azul. Símbolo de qualidade e sustentabilidade das praias.
Poderíamos neste artigo falar uma vez mais do tempo de crise, o tempo das epidemias, pandemias, o tempo da fome, ou…
Mas hoje proponho-me falar do tempo marcado pelo relógio. No tic-tac que comanda as nossas vidas. No tic-tac que nos faz acordar. No tic-tac que nos manda dormir. No tic-tac que marca os nossos compromissos.
Todos sabemos que, ao contrário dos britânicos, os portugueses não são muito dados a pontualidades, seja qual for a ocasião. Ora é daqui que nasce o quarto de hora académico, ou seja se uma aula está marcada para as 8h00 já se sabe que é para estar na porta da sala às 8h15. o mesmo acontece com as inaugurações. Raramente começam à hora marcada, normalmente começam “à boa maneira portuguesa com um quarto de hora de atraso.” Agora é chato quando o quarto de hora se torna quase numa hora e não há meio da festa começar.
Veja bem, o que quero dizer, os atrasos são tão comuns neste país à beira-mar plantado que já há quem marque acontecimentos para um quarto de hora antes do previsto para evitar eventuais atrasos!
“O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem! O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.”
O tempo é sempre subjectivo e mesmo que os dias tivessem mais horas o problema do tempo continuaria intemporal.
Será por isso que nós portugueses, brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, moçambicanos, guineenses, santomenses e todos os de fala portuguesa não nos preocupamos com o tempo bíblico? Será que este tempo também é subjectivo!
Esta não é uma reflexão bíblica por isso voltemos ao nosso tema para terminar. “O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem! O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.”
Faça de cada tempo o melhor tempo do mundo. Pois nunca sabemos o que os próximos tempos nos reservam, a menos, sim a menos que sejamos dirigidos pelo Senhor do tempo. Por falar nisto conhece este texto?
João 1:1-5:
"1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens;
5 a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela."
Afinal o tempo não é subjectivo, há o Sehor do tempo: Jesus o "Verbo", a Palavra que fez o tempo e o cotrola, deixe que Ele controle o seu tempo, vai ver como terá mais tempo.
Deus o abençoe em Cristo.

Sem comentários: