13 de abril de 2009

PARLAMENTO EUROPEU E O DOMINGO

Parlamento Europeu quer tornar o domingo um dia de descanso como preza a palavra de Deus
Arquivado em: 008. Notícias — caducn at 9:45 am on sexta-feira, fevereiro 27, 2009
O Secretariado da Comissão de Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), as Igrejas Protestantes e a Igreja Anglicana elogiaram a decisão de cinco membros do Parlamento Europeu que apoiarão a iniciativa lançada por numerosos episcopados para solicitar o pronunciamento do Parlamento sobre a declaração escrita acerca da “proteção do domingo como pilar essencial da herança e do modelo social europeu”.
Em um comunicado publicado em dias passados, os bispos da União Européia indicaram que a Declaração para a Proteção do Domingo “pode constituir um importante compromisso frente à Europa Social”.
No documento, que foi lançado pelos parlamentares europeus Anna Záborska, Martin Kastler, Jean Louis Cottigny, Patrizia Toia e Konrad Szymanski, em 2 de fevereiro passado, os bispos da União Européia afirmam que “a atual crise econômica e financeira tornou ainda mais evidente que nem todos os aspectos da vida humana podem estar sujeitos às leis do mercado”.
O texto indica que o trabalho dominical coloca quem o realiza em uma situação de desvantagem social: da vida familiar até as condições de saúde.
“O domingo livre é um fator decisivo no equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. É de fundamental importância para as relações familiares, mas também para a vida social e cultural”. Segundo as escolas da União Européia, o domingo é o dia do descanso semanal para as crianças e para os adolescentes, pelo que os bispos asseguraram que é necessário respeitá-lo também para os pais, para que possam estar com sua família. Neste sentido, o episcopado da União Européia alerta que é necessário proteger o domingo e deixar de lado os objetivos que procuram unicamente aumentar a produção e o consumo.
Para que a declaração seja aceita, é necessário que seja assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu, ou seja, 394 membros, antes do próximo dia 7 de maio.
Comentário: Mais uma vez as pessoas se rendem a lei de Deus. Ter um dia de descanso para que as pessoas possam se refazer da jornada de trabalho e conviver com os seus familiares, já era algo previsto desde sempre pela Lei de Deus. Até os sacerdotes que trabalham exaustivamente nos domingos, tem a segunda feira como dia de descanso. Como seria bom se algo do tipo chegasse ao Brasil. Aqui nos domingos, tudo funciona como se fosse um dia de semana. Já não se dedica mais os domingos para o Senhor e para a família. É preciso repensar tudo isso…
Dominus Vobiscum

Sem comentários: