16 de maio de 2008

PAZ PARA VIVER: 12 - O Senhor é o Meu Pastor

Introdução: Antes de apresentar este tema desejo apresentar-vos, de forma muito sucinta, algumas diferenças relativas à palavra morte. Faço-o para evitar falar da “experiência da morte” de uma forma vaga, e até duvidosa.

Devemos colocar de parte os termos simbólicos que emergem das expressões:

– “o nosso amor morreu”
– “o passado morreu”
– “morrer para as coisas da carne”

Ou ainda termos muito mais relativos como:

– “tenho as pernas mortas, não as sinto”
– “sinto uma angústia de morte”
– “tem um aspecto, parece a morte” ou
– “está a morrer”

A morte é, de facto, um processo complexo que resulta da degradação mais ou menos rápida das funções fisiológicas, psicológicas e algumas vezes espirituais.

As expressões que acabo de mencionar parecem, por vezes, formas de explicar o que para muitos é um mistério: o fenómeno morte.

Depois este assunto é de interesse universal. Trata-se de um acontecimento que nos toca a todos. Todas as famílias passam, mais tarde ou mais cedo, por esta experiência da morte. Ela é uma realidade/praga à qual todos fazemos face.

Até a família Divina fez a experiência da morte, quando Deus o Pai deu o Seu Filho Unigénito. Jesus veio à Terra e morreu sobre a cruz do Calvário.

O Pai, numa nuvem escura, aproximou-Se d’Ele. Todo o Universo observou com profunda consternação a morte do Filho de Deus sobre aquela cruz.

1- Será que há vida durante a morte?

Vamos ler: “Morrendo o homem, acaso tornará a viver ?” Job 14:14

Podemos memorizar facilmente este versículo. Aliás é uma pergunta e estou certo que muitos de vocês já a colocaram. Alguns mais que uma vez. E fizeram-no, certamente, com dor, vendo um ente querido descer ao sepulcro, levado demasiado cedo!

Job coloca uma questão, que é a nossa, esta noite: “Morrendo o homem, voltará ele a viver sob uma qualquer outra forma, o espírito, a alma, sem corpo, com corpo, nas nuvens?”

“A morte será uma outra forma de vida?”

Uma coisa sabemos, a morte é o contrário da vida.

A Bíblia afirma que o homem voltará a viver um dia.

No mesmo capítulo (Job 14:12) diz: “Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará, nem será despertado do seu sono.”

Quando é que ele acordará? No último dia, quando Jesus voltar pela segunda vez.

Vejamos como o Profeta Daniel compreende este assunto: “Tu, porém, vai-te até que chegue o fim. Tu repousarás, e então no fim dos dias levantarás para receber a tua herança.” Daniel 12:13

David compreendia este importante assunto da mesma maneira: “Quanto a mim, em rectidão contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.” Salmo 17:15

Vamos ler outro testemunho muito importante: “Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” João 5:28, 29

Segundo o que lemos nesta passagem, e são palavras de Jesus, todos os homens, os bons e os maus, morrerão. Jesus fala também de duas ressurreições. Uma para a vida e outra para a morte, ou seja uns ressuscitam para viver eternamente e outros ressuscitarão para morrer eternamente.

Quando a Bíblia fala da morte como um sono, quer dizer que quem passa por esse sono ou morte voltará a viver. Mas como em muitos outros assuntos, para bem se compreender temos que ir ao Jardim do Éden.

2- O começo do tempo.

Realmente é no começo do tempo que encontramos a chave que resolve muitos problemas aparentemente difíceis de compreender.

“No princípio criou Deus os céus e a terra.” Génesis 1:1

Tudo o que Deus criou era bom e perfeito. O homem é mesmo a coisa mais perfeita que Deus criou. A Bíblia chega a afirmar que foi criado à imagem de Deus.

“Criou, pois, o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Génesis 1:27

Esta imagem de Deus pode significar muitas coisas, mas sem dúvida quer dizer que o homem foi criado com a liberdade de escolher. Ou seja, o ser humano foi criado moralmente livre e por tudo isto eu estou muito reconhecido a Deus. Eu não gostaria de fazer parte do mundo dos robots, dos computadores.

Seria interessante falar um pouco sobre o que é a liberdade ou melhor o libre arbítrio.
Não me agradaria se a minha mulher fosse um frigorífico, que só quando estivesse ligada à corrente é que aparecia no quarto.

Depois eu carregava lá num botão qualquer e ela dizia: “amo-te”. Carregava noutro e ela ia para a cozinha fazer o almoço. Como é que ela, sendo um robot, faria refeições tão deliciosas e saudáveis como aquelas que faz?

Graças a Deus, que o Senhor não criou máquinas telecomandadas, mas seres livres. Só que por serem livres, estes tinham a capacidade de escolher, decidir.

Por isso o Senhor permitiu que eles passassem por uma prova no Jardim, no meio do qual estava uma árvore, igual a todas as outras. Os frutos e as folhas eram lindos como os de todas as outras árvores.

Só com uma diferença: A interdição de Deus de comer dela.

Ilustração: É como uma rua com dois sentidos, sobre a qual, por uma razão bem fundamentada, é dada a ordem de que a partir de determinado dia, passa a ter um só sentido.

Não era ilegal, até certa altura, ir num ou noutro sentido, mas a partir dum certo momento, só é permitido um sentido. Torna-se transgressão ir no sentido da proibição.

Vamos ler: Génesis 2:16, 17
“Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

É a grande prova pela qual vão passar Adão e Eva. E Deus explica, claramente, o porquê e como resistir. Não seriam obrigados a comer do fruto da árvore, havia muitas outras das quais poderiam desfrutar plenamente. Um dia Eva afastou-se do seu marido e aconteceu o piro: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.” Génesis 3:1-4

Qual era o mal deste fruto, estaria envenenado? Sinceramente não o creio. O versículo 6 diz: “Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, que estava com ela, e ele comeu.” Génesis 3:6

Não estava envenenado, os frutos eram bons. Era uma árvore como as outras. A chave do problema, não era o fruto, mas a ordem de não lhe tocar. Deus, colocou o ser humano diante de uma escolha, uma decisão, em que ele e só ele deveria decidir, escolher. Dessa decisão resultaria a liberdade eterna ou a escravidão.

Desde o princípio, os seres criados à semelhança de Deus, vão depender de escolhas. Se o homem tem confiança em Deus, continuará a receber o dom da vida. Se o homem não confia no Seu Criador e desobedece, Deus declara que “O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23

Depois que o pecado apareceu no mundo, o homem tornou-se inclinado a desobedecer e é frequente ouvir pessoas dizer: “Não me é possível de obedecer”.

No entanto não é difícil de escolher a obediência. E quando escolho obedecer a Deus, o poder divino fica à minha disposição, ao alcance da minha mão. Deus, quando vê um ser humano, disposto a obedecer, fica autorizado a conceder toda a Sua graça, o Seu poder que me torna capaz de obedecer.

Ele me ajudará e impedirá que eu caia. Esta é a promessa.

Voltemos a Adão e Eva. Como vimos a afirmação da serpente chamada o diabo ou Satanás (Apoc. 12:9), “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim ?” (Génesis 3:1).

Não devem ter ouvido bem, Deus não vos vai castigar só porque comeram deste fruto! Não vão morrer só por isso! E esta é a verdadeira mentira – o Diabo é o pai da mentira – a mentira tem a sua origem nos enganos e apostasia, apostasia é a fuga da verdade.

Quem diz a verdade? Deus afirma: “No dia em que comeres, tu morrerás.” A serpente diz ao homem, “Tu não morrerás”.

Quem diz a verdade, Deus ou Satanás?

Eu, pessoalmente, sei que Deus diz sempre a verdade.

Segundo a afirmação da serpente, Deus sabia que no dia em que os homens comessem, seriam como deuses. Isto era parcialmente verdade!

Deus nunca desejou que o homem soubesse fosse o que fosse sobre o mal. Se o homem tivesse escolhido obedecer a Deus, ele nunca teria ouvido falar do mal.

Eu creio que se Adão e Eva tivessem resistido, Deus ficaria autorizado perante todo o Universo, a aniquilar o mal. E consequentemente o homem nunca teria ouvido falar do mal. Mas escolheu desobedecer. Como resultado da desobediência Deus foi obrigado a proferir uma maldição.

Deus disse: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Génesis 3:15

Esta é a primeira promessa da Bíblia depois do pecado. É a esperança, é a promessa que Deus enviaria um Redentor.

Deus teve que expulsar Adão e Eva do Jardim. Por que razão?

A explicação vem no verso 22: “Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” Génesis 3:22

Deus não queria prolongar para sempre a vida de um pecador. Esta foi a razão que levou Deus a tirar a família humana do Jardim para que não comessem dos frutos da árvore da vida.

Agora estamos preparados, de facto, para pensar na pergunta: “Há vida após a morte?” A resposta só pode ser uma: “Não.”

De outra forma não seria necessário ter expulso os nossos primeiros pais do Jardim!

3- O espírito, alma e corpo.

Antes de compreender a morte, é necessário definir o que é a vida. Em I Tessalonicenses 5:23, descobrimos três aspectos da existência.

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tess. 5:23

Estes três aspectos são: O espírito, alma e corpo.

Frequentemente são utilizados dois termos “espírito” e “alma” como se significassem a mesma realidade. Mas para Deus eles não têm o mesmo sentido.

E isso é claramente visto em Génesis 2:7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente.”

Corpo. Este texto permite-nos entrar no atelier de Deus. Podemos ver as Suas mãos que realizam um acto misterioso e sublime – o acto da criação do primeiro homem, o primeiro ser humano que pisará esta terra.

A palavra formar “yatsar”, implica a modelação, dar forma, algo que corresponda a um desenho, a uma pintura, com a aparência do próprio autor.

A ciência confirma que o homem está constituído dos mesmos elementos que existem na terra. A decomposição do corpo humano depois da morte, dá testemunho disto mesmo. Os principais elementos que constituem o corpo humano são: oxigénio, carbono, hidrogénio e nitrogénio.

Existem muitos outros elementos em proporções menores. Mas todos esses elementos são os que são encontrados nos elementos da terra.

Espírito. O alento “neshamah”. Proveniente da Fonte da vida, o princípio vitalizador entrou no corpo inerte de Adão. O instrumento através do qual a chispa da vida foi tranferida para o seu corpo chama-se sopro, alento de Deus.

O mesmo pensamento encontramo-lo em:
· Job 33:4 – “O espírito de Deus me fez; o sopro do Todo Poderoso me deu vida.”
· Isaías 2:22 – “Parai de confiar no homem, cujo fôlego está no seu nariz. Em que se deve ele estimar?”
· I Reis 17:17 –“E depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa: e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.” Este “sopro de vida” no homem não é diferente do sopro de vida que se encontra nos animais. Todos recebem a vida que tem origem na mesma fonte que é Deus.
· Génesis 7:22 – “Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.”
· Eclesiastes 3:19 – Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego, e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais.”

Por esta razão somos obrigados a pensar que o espírito não se trata nem da mente nem da inteligência.

Alma. Quando a modelação de Deus recebeu a chispa da vida de Deus, converteu-se num “ser” vivo “néfesh”. Esta palavra tem muitos sentidos na Bíblia, como por exemplo:

1 - Alento ou respiração: Job 41:21 – “O seu hálito faz acender os carvões, e chamas lhe saltam da boca.”
2 - Vida: I Reis 17: 21 – “Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor: Ó Senhor meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele.”
3 - Coração: Génesis 34:3 – “E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacob, e amou a moça, e falou afectuosamente à moça.”; Cânticos 1:7 – “Diz-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o recolhes pelo meio-dia.”
4- Ser vivo ou pessoa: Génesis 12:5 – “E tomou Abrão Sarai, sua mulher, e Loth, filho do seu irmão, e toda a sua fazenda que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Haran; e saíram, para irem à terra de Canaã.”; Génesis 36:6 – “E Esaú tomou as suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas da sua casa, e o seu gado, e todos os seus animais, e toda a sua fazenda que havia adquirido na terra de Canaã; e foi-se a outra terra, de diante da face de Jacob, seu irmão.”

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente.” Génesis 2:7

Este texto não se refere a alma como sendo um ser imortal, como às vezes se quer que as pessoas pensem. Mas alma tem o sentido de ser. Ser pessoa.

As Escrituras ensinam que o sopro e o espírito são a mesma coisa, o mesmo elemento, o princípio de vida, a chama da vida.

É bem claro que quando Deus soprou, o homem tornou-se uma alma vivente. Não diz que o homem recebeu uma alma vivente. Nem sequer diz, que Deus colocou uma alma dentro do homem.

É dito que quando Deus formou o homem do pó e soprou nas narinas o sopro da vida, o homem tornou-se uma alma vivente. O corpo e o espírito constituem em conjunto uma alma vivente.

Corpo modelado + sopro ou alento de Deus = Alma vivente (PESSOA Á IMAGEM DE DEUS): Génesis 2:7

Então o que acontece no momento da morte? Em Eclesiastes 12:7, Deus ilustra o que se passa: “...e o pó volte para a terra como era, e o espírito volte a Deus que o deu.”

Deus não diz que uma alma vai para qualquer lugar. Quando o corpo e o espírito são separados, a alma cessa a existência até que o corpo e o espírito sejam de novo reunidos na ressurreição.

4- Imortalidade.

Muita gente fala hoje de alma imortal. Sabem que a Bíblia não fala disso em parte nenhuma! Não fala em parte nenhuma que o homem tem uma alma imortal.

Vamos ler, sem comentar, alguns textos:
· I Timóteo 1:17 – “Ora, ao Rei eterno, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre! Amém.” (único texto bíblico com o adjectivo imortal, e aplica-se a Deus.
· I Timóteo 6:15, 16 – “A qual, no tempo próprio, há-de ser revelada pelo bendito e único Soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”
· II Timóteo 1:10 – “E que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho.”
· Romanos 2:7 (TIC) – “(Deus) dará a vida eterna aos que praticam com perseverança as boas obras e buscam glória, honra e vida imortal.”
· João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
· João 3:36 – “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna.”

Acabámos de ver todos os textos que falam da imortalidade. O que é que nós descobrimos? Que Deus é imortal, que é o Único que possui a imortalidade.

É, no entanto, possível desfrutar da imortalidade. O ser humano pode usufruir este santo privilégio um dia, pela graça de Jesus. Se nós aceitarmos Jesus como Salvador pessoal, se perseverarmos na obediência, se servirmos Deus com confiança, receberemos o dom da imortalidade.

Quando é que a imortalidade será uma realidade na nossa vida?

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados.” I Coríntios 15:51

Isto quando Jesus voltar.

5- O Sono.

Lázaro doente: João 11:1-5 – “Estava então enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e da sua irmã, Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs, dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.”

Lázaro dorme: João 11:11-14 – “Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.”

Lázaro está morto (Jesus fala com Marta): João 11:21-27 – “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, também, sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há-de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há-de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.”

Jesus chora (Jesus fala com Maria): João 11:32-35 – “Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou.”

Tirai a pedra: João 11:39, 40 – “Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”

Jesus ora: João 11:41, 42 – “Tiraram, então a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que me rodeia, para que creiam que tu me enviaste.”

Lázaro vem para fora: João 11:43, 44 – “Tendo dito isto, Jesus clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! O morto saiu, tendo as mãos e os pés enfaixados, e o rosto envolto num lenço. Disse Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.”

Maria e Marta angustiadas enviaram uma mensagem a Jesus: “Aquele que tu amas, está doente.”

Jesus não respondeu. Não manifestou nenhuma vontade de ir imediatamente para junto de Lázaro. Só alguns dias mais tarde é que Ele foi a Betânia.

Os discípulos ainda tentaram persuadi-l’O a não ir porque a perseguição a Jesus era cada vez mais feroz da parte dos chefes judeus.

Mas Jesus respondeu simplesmente: “O nosso amigo Lázaro dorme e eu vou despertá-lo.”

Os Seus discípulos tinham, de facto, ouvido dizer que Lázaro estava doente, e quando ouviram Jesus dizer que ele dormia, pensaram, e com toda a razão, “se dorme, é bom sinal. Certamente curará.”

João 11:13: “Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono.”

Foi preciso Jesus falar claramente, para eles perceberem que o Senhor considerava a morte como um sono.

Esta é uma experiência que muitos de nós já vivemos. Dormimos profundamente e quando acordamos no outro dia de manhã, parece-nos que o tempo não passou. Porquê?

Porque durante o sono, não temos consciência, não sentimos, não tivemos emoções, estávamos perfeitamente inconscientes de tudo o que foi feito à nossa volta.

Na perspectiva de Jesus é o que se passa com os seus amigos. Morrem, dormem até à manhã da ressurreição, quando eles serão despertos pelo próprio Autor da vida.

Este termo “sono” é encontrado no Antigo Testamento, por exemplo em Daniel 12:2.

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno.” Daniel 12:2

E é feita a menção da ressurreição que terá lugar no fim do Mundo.

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.” I Tess. 4:15

Se o Senhor inspirou tais expressões na Sua Palavra, é para nos fazer compreender que quando um ser humano morre, adormece e não sabe nada até à ressurreição.

Poderia citar tantas passagens como esta de Eclesiastes 9:5, 6.

“Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma; não têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. O seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram; já não têm parte em coisa alguma o que se faz debaixo do sol.” Eclesiastes 9:5, 6

Conclusão: Sei o que muitos estão a pensar neste momento. “Pastor, esquece-se das palavras de Jesus na Cruz!” Eu pergunto, “quais?” E alguém responde: Lucas 23:42.

“Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:42

Procuremos compreender esta passagem. Em primeiro lugar, Jesus ainda não estava no Seu reino.

Lemos em Mateus 25:31: “Quando pois, vier o Filho do homem na sua glória, e todos o s anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.”

Está a falar da Sua volta, porque é então que tomará posse do Seu Reino.

“Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E Jesus respondeu: Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:42,43

Na verdade, o que tem feito uma terrível confusão, tem sido esta vírgula que ao longo dos séculos, aqui foi colocada, porque no original as palavras eram praticamente coladas umas às outras.

Vejamos o mesmo texto, com a vírgula, numa semântica gramatical e histórica mais lógica: “Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E Jesus respondeu: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso.” Lucas 23:42,43

Por que razão digo histórica?

É por de mais evidente que Jesus nunca teve na Sua mente que o ladrão estivesse, naquele mesmo dia, com Ele no Paraíso.

“Como era o dia da preparação, os judeus, para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado, porque esse sábado era um grande dia, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.” João 19:31

Jesus morreu não em consequência de estar cravado na cruz, mas em consequência dos pecados do Mundo. O Seu coração rasgou-se em consequência dos pecados dos homens, e não em consequência dos Seus pecados, porque Ele nunca pecou.

A morte na cruz era lenta, às vezes prolongava-se por alguns dias. Lemos que os soldados vieram para quebrar as pernas, o que significa, com receio que eles fugissem, mas a Jesus não foi preciso, pois Ele já estava morto.

Foi realmente Jesus para o Paraíso logo após a Sua morte?

O paraíso é no Céu: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apoc. 2:7

“E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.” Apoc. 22:3

O paraíso é o lugar onde se encontra o trono de Deus, o lugar que nós chamamos Céu. Subiu Jesus para esse lugar?

Subiu Jesus para o trono do Pai?

Não há texto mais esclarecedor do que o de João 20:17: “Não me toques, porque ainda não subi...”

No terceiro dia, Domingo, de manhã, Jesus disse a Maria que tinha vindo ao túmulo e que queria aproximar-se d’Ele. “Não me toques, porque ainda não subi para meu Pai”.

Como poderia Jesus fazer tal afirmação: “Em verdade te digo hoje estarás comigo no Paraíso.”?!

Isso seria uma falsa declaração, coisa que Jesus nunca fez. Mas Jesus fez uma promessa àquele salteador, que foi preciosa para ele, e é preciosa para nós hoje também.

Podemos clamar a Deus: “Senhor, lembra-te de mim quando reinares no Teu reino!” A promessa é nossa: “Eu te digo hoje, tu estarás comigo no paraíso.”

Se colocarmos hoje a nossa vida, toda a nossa vida nas mãos de Jesus Cristo, mesmo que tenhamos que passar pela morte, a Bíblia promete a vida eterna.

Nós ouviremos a voz do Criador no dia da ressurreição. Oh, que maravilhosa promessa!

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tess. 4:16,17

Apelo. Deseja de todo o coração este dia?
A bênção de Deus sobre si e a todos os “homens de boa vontade.” Amem!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: